Mercado projeta inflação maior para este ano

Os analistas de mercado continuam com a aposta de alta da inflação neste ano. De acordo com o Relatório de Mercado, divulgado ontem pelo Banco Central, consultores e economistas de bancos elevaram a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano, pela terceira semana consecutiva, de 6,36% para 6,50%. Para 2005, a expectativa também subiu de 5,15% para 5,30%.

Para os próximos 12 meses, os analistas esperam uma inflação de 6% contra os 5,82% previstos anteriormente. Para o mês de maio, a previsão para o IPCA subiu de 0,46% para 0,50% e, para junho, de 0,45% para 0,50%.

Diante desse cenário de projeções mais pessimistas para a inflação, os economistas do mercado já não apostam mais em redução da taxa de juros Selic no mês de junho. Segundo a pesquisa semanal feita pelo BC, a aposta agora é de que o Copom (Comitê de Política Monetária) vá manter a taxa de juros em 16% ao ano em sua próxima reunião.

Apesar disso, os analistas mantiveram a previsão de que ao final deste ano a taxa de juros estará em 14,5% ao ano.

Com relação aos demais índices de inflação, pela décima quinta semana consecutiva, a previsão para o IGP-M de 2004 sofre alta, de 9,32% para 9,83%. Para o IGP-DI, a projeção do mercado é de que a inflação chegue a 9,58%.

Os analistas mantiveram a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano de 3,5%. Para a balança comercial, a previsão de superávit continua em US$ 26 bilhões e os economistas esperam um ingresso de US$ 12 bilhões em investimentos estrangeiros diretos no País este ano.

Voltar ao topo