Mercado prevê inflação superior a 6%

Os analistas do mercado financeiro pela primeira vez prevêem que a inflação deste ano ultrapassará 6%. No entanto, eles também estimam que os juros vão ficar estáveis em abril, após sete altas seguidas. De acordo com o boletim Focus, elaborado semanalmente pelo Banco Central a partir de consultas às instituições financeiras e divulgado ontem, o IPCA (índice que serve de parâmetro para as metas de inflação) deve atingir 6,04% neste ano. A previsão foi elevada pela sexta semana seguida. Até a semana passada, a estimativa para o IPCA era de 5,88%.

Os analistas também elevaram a previsão para a inflação no curto prazo. O IPCA deve atingir 0,60% em abril (a previsão anterior era de 0,51%) e 0,45% em maio (era 0,40% até a semana passada).

Mesmo com a deterioração das expectativas, o mercado acredita que o BC vai interromper neste mês a seqüência de alta nas taxas de juros após as sete elevações promovidas desde setembro.

Os juros, que são o instrumento utilizado pelo BC para conter a inflação, devem permanecer em 19,25% neste mês, segundo o boletim Focus. O Copom (Comitê de Política Monetária, do BC) se reúne na próxima semana para decidir sobre a taxa.

Balança

Os analistas também estão otimistas em relação ao saldo comercial brasileiro neste ano. Segundo o boletim Focus, o superávit da balança deve alcançar US$ 31 bilhões neste ano. Até a semana passada a aposta era de US$ 29,84 bilhões.

Voltar ao topo