Mata atlântica terá prioridade em financiamento do Pronaf florestal

Pequenos agricultores com propriedades situadas em áreas de mata atlântica poderão dispor de uma linha de crédito especial para financiar o plantio de árvores com finalidade comercial e proteção ambiental. Essa operação, que depende ainda de aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), seria uma das modalidades de financiamento do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A mata atlântica, por ser um dos biomas mais ameaçados do País, terá prioridade na primeira fase do chamado Pronaf florestal. Podem concorrer ao empréstimo os agricultores que já se enquadram no perfil de clientes do Pronaf das linhas C e D, ou seja, que podem contrair empréstimo de até R$ 15 mil. Eles terão prazo de 12 anos para quitar o empréstimo e oito anos de carência. O governo quer atender 20 mil pequenos produtores rurais.

O Pronaf florestal foi anunciado ontem pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilson Bittencourt. O programa será formado por recurso do MDA, do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas (ANA). Os agricultores que participarem do programa continuarão a ter direito ao Pronaf tradicional.

Voltar ao topo