Manifesto cobra Iecsa e Brasil Telecom

O Sindicato das Indústrias de Instalações Telefônicas do Estado do Paraná e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Telefônicas do Estado do Paraná enviaram ontem à imprensa um manifesto contra a Brasil Telecom e a Iecsa-GTA. Nele, os dois sindicatos cobram das duas empresas um montante que gira em torno de R$ 10 milhões.

Em abril último a Brasil Telecom não renovou o contrato que mantinha com a Iecsa-GTA, empresa terceirizada que prestava serviços à operadora de telefonia fixa. Com isso a Iecsa não pagou as 164 empreiteiras que prestavam serviços a ela.

Os empreiteiros e os funcionários das empreiteiras cobram uma posição da Iecsa e também da Brasil Telecom, a qual imputam responsabilidade sobre o pagamento.

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalações do Estado do Paraná, Biratã Higino Almeida Giacomoni, até o contato com a Brasil Telecom ficou mais difícil depois de abril. O sindicato está tentando receber por meios jurídicos, mas até o momento nada foi alcançado. Giacomoni explicou que muitos empreiteiros devem à seus funcionários e já tiveram que se desfazer de bens para quitar suas dívidas. “Das 164 empreiteiras, umas 60 já tiveram que fechar ou mudar de ramo, pois não recebem da Brasil Telecom”, contou Giacomoni, destacando que um grupo de empreiteiros está acampado em frente à Brasil Telecom, em Curitiba, há mais de um mês.

O presidente dos sindicato dos trabalhadores, Osmar da Cruz, afirmou que entre eles a situação é ainda pior. Como as empreiteiras não recebem, também não pagam. “Tem gente passando necessidade. A maioria dos funcionários dessas empreiteiras está vivendo de ?bico?. Nossa situação é crítica”, explicou Cruz. Ele confidenciou que na próxima semana os cerca de dois mil trabalhadores que não receberam devem fazer uma manifestação em frente ao prédio da operadora.

Brasil Telecom

Segundo a assessoria de comunicação da Brasil Telecom, a palavra oficial da empresa é de que ela cumpriu com todos os contratos que envolvem seu nome. No último dia 27, a operadora entrou com uma ação de cobrança acumulada com perdas e danos contra a Iecsa-GTA.

Voltar ao topo