Mais 4 grupos de metalúrgicos de SP fecham acordo

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e representantes de empresas assinaram acordos pendentes de mais quatro grupos na negociação salarial deste ano. Ontem e hoje foram fechados reajustes de até 12,11%. O índice que será incorporado ao salário dos trabalhadores a partir deste mês representa reposição da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 6,66% mais aumento real entre 3,13% e 5,11%, conforme o grupo.

Os acordos fechados englobam trabalhadores dos seguintes grupos: máquinas e eletroeletrônicos; autopeças; fundição, estamparia de metais e produtos para siderurgia, além daqueles que negociam com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); metais ferrosos, equipamentos ferroviários, balanças, metais não ferrosos, condutores elétricos e trefilação de metais não ferrosos e esquadrias metálicas. Dois grupos – reparação de veículos e rolhas metálicas – ainda não chegaram a um acordo com as companhias.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, a categoria ainda receberá abono salarial que varia entre 26% e 28% dos vencimentos, a serem pagos entre dezembro e fevereiro de 2012. A campanha salarial envolve cerca de 800 mil trabalhadores em todo o Estado.