Lula promete integrar América Latina

Ao participar do ato de inauguração da segunda ponte sobre o Rio Orinoco, na cidade de Guayana, na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que em seu próximo mandato vai trabalhar com muito ?mais força? e com muito ?mais ousadia? para consolidar a integração dos países da América Latina.

?Todos nós presidentes dos países da América do Sul e da América Latina precisamos trabalhar a integração como jamais trabalhamos. Temos que fazer uma interligação entre nossas estradas, temos de construir as ferrovias que precisam ser construídas, as empresas de petróleo de nossos países precisam trabalhar juntas, o Brasil precisa da Venezuela e a Venezuela precisa do Brasil?, ressaltou.

Sobre a relação entre os dois presidentes, Lula deixou um recado a Chávez. ?Não se incomode. De vez em quando tentam fazer intrigas entre nós, tentam criar divergências entre nós. Mas eu aprendi desde pequeno a conhecer as pessoas boas não apenas pelas palavras, mas pelos olhos e pelo coração, e eu acho que você, Chavéz, demonstrou ao povo da Venezuela de que é possível crescer economicamente fazendo justiça social, de que é possível desenvolver a economia de forma justa para que todos participem dela?, finalizou.

Refinaria

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, conversaram ontem sobre a construção conjunta da refinaria de petróleo José Inácio de Abreu e Lima, em Pernambuco. A expectativa é produzir 200 mil barris por dia. A obra deve custar US$ 2,5 bilhões.

Com a refinaria de Pernambuco, a Venezuela pretende se tornar o primeiro país do mundo em reservas petrolíferas com 316 bilhões de barris. Hoje, a reserva venezuelana é de 235 bilhões de barris. O presidente da Petrobras Venezuela, Gerson Fernández, diz que o país espera processar diariamente, em Pernambuco, 200 mil barris de petróleo.

Em agosto deste ano, por meio de carta enviada ao país, Lula demonstrou a vontade de transformar os recursos naturais da América do Sul em fator de prosperidade e independência do povo venezuelano e de toda a América do Sul.

Atualmente, a Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e o terceiro maior da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) com 3,4 milhões de barris diários, sendo que 620 mil são extraídos da faixa petrolífera do Rio Orinoco. O rio tem a terceira maior bacia em importância da América do Sul, com 948 mil quilômetros quadrados.

Gabrielli deve ser mantido na Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá manter o atual presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, no seu posto para o segundo mandato, na versão do governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Aliado e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Campos integra a comitiva do presidente Lula em sua visita à Venezuela.

Conforme relatou, o forte sinal da permanência de Gabriel-li surgiu de sua conversa, no último dia 31, com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Na ocasião, Campos quis saber de Lula com quem deveria tratar sobre a Refinaria Abreu de Lima, um projeto de parceria entre a Petrobras e a Petróleos de Venezuela SA (PDVSA) que será construído em Pernambuco.

O próprio Campos perguntou ao presidente Lula se deveria conversar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, uma vez que é considerada indispensável no segundo mandato de Lula e que mantém profundo conhecimento sobre essa parceria.

?Fale com o Gabrielli?, determinou Lula. O próprio presidente telefonou a Gabrielli e pediu atenção especial às preocupações de Campos. Na semana passada, ligou para o governador eleito para saber como fora a conversa.

Para Campos, essa situação demonstra que o presidente tem confiança em Gabrielli e pretende mantê-lo no cargo, em oposição aos rumores de que o presidente da Petrobras seria escalado para um ministério na área econômica.

Voltar ao topo