Lojistas do Shopping Curitiba ganham ação na Justiça

A vitória judicial inédita de um grupo de lojistas de shopping tradicional de Curitiba vai beneficiar pequenos e médios empresários e instituir regras mais justas nos contratos do mercado brasileiro de shopping centers. Os detalhes da sentença obtida no Tribunal de Alçada do Paraná e os impactos da decisão que cria jurisprudência serão esclarecidos hoje, em entrevista marcada para a Associação Comercial do Paraná.

A ação da Associação dos Lojistas do Shopping Curitiba se baseou no fato de que, sem a autorização de todos os lojistas, o shopping beneficia cerca de 50 lojas com descontos de condomínio, repassando para as demais 100 lojas o custo da vantagem concedida às empresas que bem entende.

Mercado

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Center (Alshop), 64,6 mil lojas de 579 shoppings geram 716 mil empregos diretos e 2,5 milhões empregos indiretos. No Paraná, terceiro Estado em concentração de shoppings – atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro – 4.855 lojas de 55 shoppings em 12 cidades geram pelo menos 50 mil empregos diretos e 185 mil indiretos, metade de tudo isso em Curitiba.

Este ano a Alshop verificou que, pela primeira vez em uma década, as vendas do primeiro semestre registraram recuo de 1%. Mesmo assim, a projeção da entidade é de que o setor feche 2003 com faturamento próximo de R$ 48 bilhões, o equivalente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

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