Livre comércio na América do Sul

Brasília (AE) – Todos os países da América do Sul passarão a integrar uma única zona de livre comércio, disse ontem o presidente do comitê de representantes permanentes do Mercosul, Eduardo Duhalde. A formalização do bloco ocorrerá no dia 9 de dezembro, durante a cúpula de presidentes sul-americanos em Cuzco, no Peru. “Vamos anunciar ao mundo que concretizamos a zona de livre comércio em toda a América do Sul” disse ele, após reunir-se com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A intenção, segundo Duhalde, é ter uma estrutura comum de tarifas no período de 10 a 12 anos. Isso é uma proeza que o próprio Mercosul até hoje não concretizou. Pelo contrário, o bloco vive um momento de ânimos acirrados com a adoção de medidas protecionistas por parte da Argentina. Duhalde porém, negou-se a comentar esse assunto.

A zona de livre comércio é parte de um projeto mais amplo, a Comunidade Sul-Americana de Nações. Essa envolve também a formação de uma unidade política e a integração física entre os países.

Voltar ao topo