economia

Kuroda deve ganhar 2º mandato à frente do Banco do Japão (BoJ), indica pesquisa

Haruhiko Kuroda deverá continuar como presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) quando seu atual mandato expirar, em abril, segundo quase 80% de operadores de câmbio pesquisados pela provedora de dados Quick.

O resultado sugere que o iene poderá ter uma forte reação se o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, contrariar as expectativas de que Kuroda ganhará um segundo mandato.

Embora tenha elogiado Kuroda por impulsionar a economia por meio de sua agressiva política de estímulos monetários, Abe tem dito que sua decisão sobre o próximo presidente do banco central japonês está em aberto.

Para 8% dos operadores consultados pela Quick, Etsuro Honda, assessor econômico de Abe, é o segundo candidato mais provável para o cargo de liderança no BoJ. Honda, que também é embaixador do Japão na Suíça, é conhecido por defender uma postura monetária acomodatícia.

O BoJ iniciou hoje reunião de política monetária de dois dias. Sua decisão deverá ser anunciada na madrugada desta terça-feira, mas não há expectativa de mudanças. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo