Kerry busca tranquilizar empresários da Ásia

Diante da ausência do presidente dos EUA, Barack Obama, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tentou tranquilizar líderes empresariais da região Ásia-Pacífico durante discurso em uma conferência econômica em Bali, Indonésia. Segundo Kerry, nada vai desfazer o compromisso dos EUA com a Ásia e a atual paralisação parcial do governo em breve terá ficado para trás e será esquecida.

Kerry afirmou que a paralisação é simplesmente “um momento na política” e garantiu que os EUA passarão por isso rapidamente e voltarão mais resistentes do que nunca. A paralisação parcial do governo gerou especulações de que a liderança norte-americana e seu papel no mundo poderiam estar perdendo força, mas Kerry alertou contra interpretações como essa.

“Ninguém pode entender o que está acontecendo em Washington como algo além de um momento na política. Nós todos vimos isso antes e provavelmente vamos ver novamente”, disse. “Mas eu garanto a vocês que nós vamos deixar isso para trás com força e determinação”, acrescentou.

Kerry afirmou aos executivos asiáticos que a determinação do governo Obama de se concentrar na Ásia continuará inalterada. A paralisação do governo e a ausência de Obama nos eventos dos últimos dias na Ásia levantaram preocupações de que outros países – especialmente a China – poderiam preencher a lacuna deixada pelo foco dos EUA em seus problemas domésticos, o que Kerry rejeitou. Fonte: Associated Press.