Justiça argentina redolariza poupança

Buenos Aires

– A Suprema Corte de Justiça da Argentina declarou inconstitucional a pesificação de depósitos bancários em dólares em um caso particular, criando um precedente que pode afetar seriamente as contas do Estado. O tribunal se pronunciou sobre o caso da província de San Luis, que exigia a imediata devolução de um depósito de US$ 247 milhões feito no estatal Banco Nación. O depósito foi congelado e convertido a pesos pelo governo federal, na tentativa de frear uma fuga de fundos dos bancos.

Analistas crêem que esta decisão abre as portas para que o resto dos depositantes com suas poupanças congeladas e convertidas a pesos exija o mesmo tratamento. A conversão a pesos de todos os depósitos significou para os investidores uma perda de 30% de seu capital medido em dólares. Uma redolarização de todos os depósitos congelados faria com que o Estado e os bancos tivessem de encontrar uma forma de pagar até US$ 20 bilhões aos investidores.

Ainda não se sabe em que prazo e como o depósito de San Luis deverá ser devolvido. Centenas de poupadores que estavam em frente ao edifício onde funciona a Suprema Corte começaram um barulhento festejo depois que foi divulgada a decisão judicial.

Voltar ao topo