IPC de Curitiba fica estável em setembro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Curitiba, no mês de setembro, para famílias que recebem de um a 40 salários mínimos, foi de 0,43%, igual ao apresentado em agosto. Com o resultado, o acumulado do ano ficou em 6,01% e dos últimos 12 meses em 12,41%.

Os dados são da pesquisa realizada mensalmente pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Segundo o economista do Ipardes Gino Schlesinger, a previsão é de que o acumulado do ano feche em torno de 8%.

Dos sete grupos pesquisados, o de Vestuário foi o que apresentou maior influência no resultado do índice geral, com alta de preços de 2,30%, devido ao início da nova estação. As principais contribuições para este resultado foram: camisa masculina (7,88%), vestido para adulto (25,08%), calça comprida masculina (5,22%), conjunto infantil (20,39%) e jóias (6,90%). Com queda, destaca-se agasalho feminino (-7,42%).

O grupo Alimentos e Bebidas, que apresentou queda nos últimos três meses, em setembro teve alta de 0,64%, sendo o segundo grupo de maior influência. Contribuíram para este resultado, com alta de preços, frango inteiro resfriado (8%) e almoço e jantar (1,10%). Com queda, o destaque foi a batata-inglesa (3,74%).

Já o grupo Habitação teve alta de 0,48%, destacando-se o aumento da energia elétrica residencial (1,54%), devido à alta do “seguro apagão”.

Voltar ao topo