Investimento até 2006 deve superar US$ 170 milhões

Obras em modernização e ampliação da infra-estrutura portuária projetam para o Porto de Paranaguá um grande crescimento na capacidade de cargas e uma melhoria nos serviços para o próximo ano. Ao todo devem ser investidos até 2006 mais de US$ 170 milhões em obras, que vão desde a ampliação de áreas de atracação até a substituição da rede de comunicações que interliga os diferentes setores do porto.

A pavimentação das vias de acesso ao porto, obra que está prestes a ser concluída, é uma das mais importantes benfeitorias feitas pelo porto pelo fato de atingir toda a população parnanguara.

A pavimentação está recuperando 9 ruas consideradas como os principais acessos ao porto e absorveu investimentos de cerca de R$ 23 milhões em verbas da própria autarquia. Segundo o superintendente da APPA, é uma das principais ações da administração portuária junto ao município. "A tricentenária Paranaguá merece nosso respeito e suas ruas não podem permanecer deterioradas em função do volume de caminhões que transitam em direção ao porto", justificou Requião.

Inteiramente construída em concreto, a nova pavimentação terá uma durabilidade três vezes maior do que se as vias fossem recapadas em asfalto. A primeira manutenção nas vias de acesso está prevista para depois de 20 anos.

Segundo o engenheiro Lycio Vellozo, da Cia. de Cimento Itambé, no caso específico desta obra, o uso do concreto consumiu os mesmo recursos de uma obra em asfalto, e a vantagem será na redução dos custos de manutenção. "É raro no Brasil administrações públicas vendo investimentos a longo prazo. O diferencial da administração do porto é demonstrar uma visão não política, mas administrativa", elogiou. As obras devem estar concluídas em maio próximo.

O Projeto de Infra-Estrutura Portuária, que prevê investimentos de R$ 146 milhões, é a obra economicamente mais significativa em andamento. As obras incluem a remodelagem de 7 berços de atracação de navios, que vai possibilitar a acomodação de equipamentos de grande porte, e a dragagem da área do cais, que deve atingir a profundidade determinada pelas normas internacionais, 12,5 metros no mínimo.

O projeto também inclui a construção do Cais Oeste, também chamado de Cais de Múltipla Utilização, porque deverá ser destinado à operação de diferentes tipos de cargas e navios. Com aumento de 820 metros, o cais terá ao todo 3,4 quilômetros de extensão, somando-se 3 novos berços aos 16 já existentes e aumentando em cerca de 30% a capacidade total do cais.

A construção de um terminal exclusivo para álcool etílico é outra obra importante que vai beneficiar um setor que gera cerca de 64 mil empregos diretos e indiretos. A implantação do terminal faz parte do projeto de expansão do setor sucroalcooleiro, que conta com financiamentos do BNDES no valor de R$ 1 bilhão e prevê também estudos para implantação de um "alcooduto" entre Curitiba e Paranaguá.

Além de grandes obras, a APPA também vêm investindo em projetos menores, mas que têm gerado bons resultados na eficiência operacional do porto, como a instalação de novas balanças no pátio de acesso dos caminhões, novos refletores em toda a área do porto, além da manutenção e limpeza dos equipamentos e instalações.

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