Inflação faz juros futuros terminarem o dia em alta

O noticiário local não ajudou muito o mercado de juros futuros, que passou o dia com taxas em alta. Os números que saíram hoje corroboraram o cenário de cautela em relação ao rumo da política monetária, o que deve manter os investidores retraídos até a próxima decisão do Comitê de Política Monetária sobre a taxa Selic, nos dias 16 e 17 de outubro.

O contrato de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2010 terminou o dia a 11,32% ao ano, contra taxa de 11,29% ao ano projetada no encerramento dos negócios ontem. A taxa do DI para janeiro de 2008, o contrato mais negociado hoje, ficou em 11,05%, ante 11,04% na semana passada.

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) esta manhã, foi uma má notícia e ajudou a pressionar as taxas futuras. O indicador referente à semana encerrada em 7 de outubro subiu 0,34%, ante aumento de 0,23% apurado no indicador anterior, de até 30 de setembro. O resultado ficou acima do teto das estimativas dos analistas.

Na seqüência, veio a pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, que mostrou apenas ajustes marginais nas projeções do mercado financeiro para a inflação. As mudanças, contudo, foram todas para cima. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo, subiu de 4% para 4,01% este ano.

Voltar ao topo