Industriais têm que participar da política

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, aproveita o Dia da Indústria, comemorado hoje, para convocar o setor para uma maior participação no debate dos rumos políticos do Brasil. Segundo o dirigente, a atual conduta governista, que privilegia os sistema financeiro em detrimento da produção, tem comprometido o crescimento industrial do Brasil.

?Todo o potencial do setor industrial e toda a contribuição que a indústria vem dando ao longo dos anos para o desenvolvimento do estado e do País não podem ser colocados em risco por conta de uma política econômica inadequada?, diz.

Ele questiona o direcionamento que o governo tem dado ao montante proveniente das altas taxas de impostos pagas pelos empresários. ?As empresas é que geram emprego e riqueza e tudo que o governo faz é gastar muito e mal o imposto que geramos?. Representativamente, no Paraná, a indústria de transformação é responsável por 25% do PIB estadual, com a geração de 400 mil empregos diretos. Considerando-se também a construção civil, a extração mineral e os serviços industriais, como luz e água, a participação no PIB sobe para 41%.

Para tornar a participação dos empresários mais efetiva na política, foi criada a Ação Política Empresarial. ?Além da responsabilidade social, o empresário precisa ter consciência da sua responsabilidade política?.

Ações

No Sudoeste do Paraná, o Dia da Indústria será marcado por um protesto das lideranças do setor, que promovem a 2.ª edição do Dia da Luta da Indústria. Dentre as principais reivindicações dos empresários da região estão a redução das cargas tributárias, a redução de encargos sociais e a aplicação de um câmbio que viabilize as exportações.

Já em Ponta Grossa o dia será de homenagem, já que a Hübner Fundição recebe o Troféu Indústria do ano 2006, concedido pela coordenadoria regional da Fiep. A empresa ganhou destaque devido ao desenvolvimento e apoio a novas tecnologias e responsabilidade social, resultando em grandes investimentos realizados na região.

Em Curitiba, a comemoração será apenas no dia 12 de junho, quando será entregue o prêmio Mérito Industrial às personalidades de destaque no setor. Os homenageados serão os empresários Edson Luiz Campagnolo, Francisco Simeão Rodrigues Neto e Wilson Bill. Na ocasião, o empresário Luiz Lourenço será homenageado com a medalha de ?Honra ao Mérito?.

Voltar ao topo