Industriais otimistas com a economia

Brasília (AE) – O indicador de expectativas dos empresários industriais para os próximos seis meses também aumentou, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada ontem. O índice apurado no levantamento atual foi 63,4 pontos contra 59,2 pontos registrados no estudo de outubro passado. Em relação a janeiro de 2006, o aumento no indicador foi de apenas 0,6 ponto já que naquele período estava em 62,8 pontos.

Na avaliação da CNI, ?o crescimento da confiança do industrial em janeiro é positivo, mas não foi forte o suficiente para se esperar um aumento significativo no atual ritmo de expansão da indústria. No primeiro semestre de 2007, o nível de atividade deverá continuar crescendo, mas a um ritmo bem próximo ao atual?, ressalta o documento.

A pesquisa mostra que os empresários apostam que a economia vai melhorar nos próximos seis meses, com o indicador de expectativas para esse cenário em 58,6 pontos, ante 54,2 do estudo de outubro. Também há uma melhora de expectativas quanto ao setor de atividades e o próprio negócio. Esses índices passaram de 55,8 para 60,6 pontos e 63,2 para 66,8 pontos, respectivamente, e sempre comparando a pesquisa atual com a de outubro de 2006.

A CNI ouviu executivos de 189 grandes empresas e de 1.137 pequenas e médias entre os dias 2 de janeiro e 19 de janeiro em 22 estados brasileiros. Pela metodologia adotada, quanto mais acima de 50 pontos estiver o indicador apurado, maior é o otimismo e a confiança dos entrevistados.

Voltar ao topo