Indústria teve o melhor janeiro desde 2005

O economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Paulo Mol informou que as taxas de crescimento dos indicadores industriais registraram o melhor mês de janeiro dos últimos três anos. Segundo ele, a indústria começa 2008 com uma trajetória bem mais favorável que em 2006 e em 2007. Para ele, o avanço da demanda interna e o aumento da utilização da capacidade instalada levaram à elevação dos investimentos pelo setor industrial. O faturamento da indústria acumulado nos últimos seis meses encerrados em janeiro avançou em torno de 5%.

Pelos dados da CNI, a alta do faturamento – que reflete as vendas reais – foi puxado pelo setor automotivo, que respondeu por um terço da expansão do mês de janeiro. Os setores de alimentos e bebidas e máquinas e equipamentos vêm na seqüência como os que mais contribuíram para o aumento da receita da indústria de transformação em janeiro.

Considerando-se todos os meses, a CNI destaca que, no caso do faturamento, a alta de 10,5% em relação a janeiro de 2007 é a maior taxa de expansão desde agosto de 2004. Os três setores citados acima, juntos, também responderam por 66% do aumento de horas trabalhadas na produção e por 65% da expansão do emprego.

Já em relação à expansão da massa salarial, os setores que lideram são alimentos e bebida, máquinas e equipamentos e outros equipamentos de transporte. O setor automotivo vem em quarto lugar na composição do indicador, junto com material eletrônico e de comunicação.

Voltar ao topo