Índice de Preços ao Consumidor Semanal registra taxa de 0,67%

Rio – O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 6 de outubro, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, acusou alta de 0,67%, resultado 0,10 ponto percentual abaixo da taxa apurada na últimas semana de setembro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, essa última apuração captou efeitos menores da entressafra e dos preços
administrados, “que foram as principais razões da crescente pressão inflacionária registrada no mês de setembro”.

Dos sete grupos que compõem o IPC-S, quatro apresentaram taxas acima da variação média: Despesas Diversas (0,96%); Habitação (0,85%; Transportes (0,85%); e Vestuário (0,77%).

Ainda de acordo com técnicos da Fundação Getúlio Vargas, a maior influência continua sendo exercida pelo grupo Habitação, que na última semana de setembro apresentou elevação de 1,04%.

O Grupo Alimentação registrou variação de 0,54%, ficando 0,24 ponto percentual abaixo da taxa apurada anteriormente (0,78%); Saúde e Cuidados Pessoais variou 0,63%, maior que os 0,45% do último levantamento; enquanto Educação, Leitura e Recreação acusou deflação (inflação negativa) de menos 0,11% (0,04% na pesquisa anterior).

Voltar ao topo