Serasa Experian

Índice de Perspectiva Econômica sobe 0,2%, diz Serasa Experian

Depois da estagnação observada durante a segunda metade de 2011, a atividade econômica deve voltar a se recuperar já a partir do primeiro trimestre de 2012, avalia a Serasa Experian.

De acordo com a empresa, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica aumentou 0,2% em novembro na comparação com outubro e atingiu 98 pontos. Foi a quarta variação mensal positiva consecutiva do indicador, que prevê movimentos cíclicos da economia com seis meses de antecedência.

Quando o indicador começou a se recuperar, em agosto, vinha de uma sequência de quedas, mesmo que pequenas, que ocorriam desde janeiro de 2010. Na época, o indicador caiu para 101,29 pontos, ante 101,30 pontos em dezembro de 2009.

Entre os fatores que devem produzir impactos favoráveis sobre a economia neste ano, a Serasa Experian cita a redução da taxa básica de juros e a reversão das medidas macroprudenciais, a diminuição do IOF para empréstimos e do IPI para linha branca e o aumento do salário mínimo.

O indicador analisa variáveis como a atividade econômica e as concessões de crédito e a inadimplência de consumidores e empresas. Os ciclos são compostos de quatro fases distintas: expansão, reversão, crise e recuperação. O indicador tem base 100 e início em janeiro de 1996.