economia

Indicadores antecedentes da OCDE sinalizam crescimento mais forte em 2017

A economia global se prepara para viver uma aceleração do crescimento este ano, de acordo com o índice de indicadores antecedentes divulgados nesta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O movimento abarca a maior parte das economias desenvolvidas e também Brasil e China, enquanto a Índia se descola da tendência.

O indicador para os países que compõem a entidade se manteve em 99,8 em novembro na comparação com outubro, indicando impulso estável de crescimento. Nas sete maiores economias do globo, por outro lado, ele passou de 99,6 para 99,7, o que sinaliza aceleração das perspectivas de expansão.

Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França e Japão mostraram sinais mais promissores de expansão na passagem de outubro para novembro, ao passo que o Reino Unido, embora com tendência positiva, ainda apresenta desempenho abaixo da tendência, um desenvolvimento relacionado à saída desde da União Europeia.

No caso do Brasil, o indicador passou de 101,3 para 101,5 no período. A China foi de 99,3 para 99,6. A Índia, por outro lado, viu seu desempenho cair de 100,0 para 99,9. (Marcelo Osakabe)

Voltar ao topo