IEP fará eleição para nova diretoria

Recuperar o prestígio e reativar a sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) como espaço do profissional, resgatando projetos coletivos, é o objetivo da chapa “IEP, a Nossa Casa”, que vai concorrer a eleição do IEP no próximo dia 12. Representados pelos engenheiros Cezar Benoliel, Luiz Capraro e Suely Taniguchi, a chapa quer mobilizar e conscientizar os sócios do IEP da importância de participar do processo eleitoral.

Segundo Benoliel, que concorre como presidente da chapa, o IEP é uma instituição criada em 1926 e que sempre marcou presença na sociedade paranaense, dando, inclusive, orientações para políticos na hora de criar projetos que envolviam a engenharia. “O IEP tem um passado muito forte na vida política paranaense. Sempre fomos vistos como uma instituição respeitada e éramos frequentemente consultados nas questões de interesse da população do Paraná. Buscamos recuperar esse passado e desenvolver um relacionamento próximo junto às instâncias do poder público paranaense”, revela.

Para Capraro (que concorre na condição de vice-presidente técnico), o momento para fazer esse resgate histórico, sem deixar de olhar para o futuro, é agora. “Queremos que os beneméritos do passado conversem, troquem idéias e informações com os engenheiros recém-formados. Vamos promover esse encontro de gerações. Vamos também estreitar laços com as instituições de engenharia não só no Brasil, mas em todo o globo, com o objetivo de firmar cooperação e intercâmbio técnico, pois somos uma das poucas profissões internacionais”, comenta.

Benoliel fala também da importância da mulher na engenharia. De acordo com o candidato, hoje, nas faculdades, elas já representam 50% dos estudantes. “As mulheres engenheiras estão muito bem valorizadas. Elas são muito importantes para a sociedade atual acredito que sem a presença feminina, a nossa sociedade não teria se desenvolvido”, afirma. A engenheira Suely Taniguchi, que concorre para vice-presidente administrativo, corrobora com seu colega. “As mulheres têm lutado muito e vem gradativamente conquistando seu espaço. Já ocupamos cargos de alta direção em diversos setores da engenharia e temos um reconhecimento profissional maior do que alguns anos atrás. Acredito que nossa presença em um curso que tinha em sua grande maioria homens tornou a engenharia um pouco menos ríspida, já que demos a ela nosso toque pessoal”, conta. Ela diz ainda que as mulheres terão destaque caso sua chapa vença. “Queremos que nossas engenheiras participem mais do IEP. A presença delas será importante para que nossos objetivos sejam cumpridos e esperamos recuperar o brilho que a instituição teve em outros anos”, encerra.

A eleição no IEP será no dia 12, das 12h às 19h. O IEP fica na Rua Emiliano Perneta, 174, segundo andar.

Voltar ao topo