IBGE: produção de máquinas cai 0,2% em outubro

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), que sinaliza o desempenho dos investimentos, registrou queda de 0,2% em outubro ante setembro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o segundo resultado negativo seguido em relação ao mês anterior, após um recuo de 2,6% em setembro ante agosto.

Na comparação com outubro do ano passado, a categoria registrou aumento na produção de 6,0%. De acordo com o INGE, em 2010 a produção de bens de capital acumula alta de 24,0%. Nos 12 meses encerrados em outubro, o crescimento é de 21,1%.

O IBGE informou ainda que a categoria de bens de consumo duráveis foi a única, entre as quatro investigadas, a registrar aumento (de 2,8%) na produção industrial em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano passado, no entanto, os bens duráveis apresentaram queda de 4,9%.

O economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, observou que a categoria de bens duráveis foi a primeira a mostrar recuperação na produção após a crise e, por isso, tem uma base de comparação mais elevada que as demais. Além disso, ele explicou que outubro de 2010 apresentou um dia útil a menos que outubro de 2009, o que influencia negativamente o resultado.

Além da queda registrada em bens de capital, houve recuos de produção em outubro ante setembro em bens intermediários (baixa de 0,1%) e bens de consumo semi e não duráveis (queda de 0,1%). Em relação a outubro do ano passado, os bens intermediários registraram alta de 3,2% e os semi e não duráveis crescimento de 1,5%.

Voltar ao topo