Grécia tem reservas suficientes até outubro, diz governo

O governo da Grécia possui reservas em dinheiro suficientes até meados de outubro, disse hoje, em uma entrevista na tevê, o vice-ministro das Finanças, Philippos Sachinidis. Falando para o canal Mega TV, Sachinidis afirmou, sem no entanto dar detalhes, que o governo está buscando gerenciar sua posição de liquidez a fim de aumentar as reservas em dinheiro.

“Vamos tentar assegurar a liquidez das contas públicas pelo período mais longo possível”, disse. “Certamente, até meados de outubro temos como nos virar. No momento, estamos tentando assegurar que o país continuará funcionando sem problemas.”

Em maio de 2010, a Grécia evitou um default por meio da ajuda de um resgate de ? 10 bilhões feita por membros da zona do euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de o país realizar reformas fiscais e econômicas. Desde então, a Grécia tem dependido de desembolsos trimestrais desse empréstimo, sendo que cada parcela precisa da aprovação da troica formada por inspetores internacionais.

A próxima parcela, de ? 8 bilhões, estava programada para ser aprovada neste mês. No entanto, negociações entre a Grécia e oficiais da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) – a troica – foram suspensas em meio a discussões se a Grécia precisaria implementar mais medidas.

Desde então, sob a pressão de líderes europeus, a Grécia anunciou ontem um novo imposto imobiliário que deverá vigorar pelos próximos dois anos. O objetivo é cobrir um déficit na receita prevista para este ano de ? 2 bilhões. A troica deve retornar a Atenas ainda nesta semana para continuar com sua avaliação sobre a agenda de reformas na Grécia. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo