GP-M registra primeira prévia mais alta desde agosto de 2000

A primeira prévia do IGP-M de setembro fechou em 1,13%, 0,12 ponto porcentual acima da prévia equivalente de agosto, de 1,01%. Essa foi a mais elevada primeira prévia desde agosto de 2000 (1,58%).

Enquanto a inflação no atacado avançou de 1,30% para 1 54% de agosto para setembro, no varejo houve redução do aumento que era de 0,67% em agosto, para 0,42% em setembro.

Segundo o coordenador de análise econômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, os resultados demonstram que é clara a tendência de desaceleração da inflação ao consumidor. Isto porque a alimentação, apesar da leve alta, deve pressionar menos e o efeito dos reajustes das tarifas dos preços administrados desapareceu.

Na primeira prévia de setembro, a inflação do Grupo Alimentos no varejo subiu para 1,03%, enquanto em agosto ficou em 0,98%. Mas no índice de preços ao consumidor predominam quedas na taxa de inflação dos demais grupos. No Grupo Habitação  o maior destaque foi a diminuição de preços do gás de botijão (-6 ,72%), no que foi a maior contribuição de queda de todos os índices medidos.

Voltar ao topo