Governo prepara novo plano de desenvolvimento produtivo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que o governo federal já tem pronta uma segunda versão do Programa de Desenvolvimento Produtivo, o que chamou de PDP 2. “O programa está bastante detalhado, pendente de entendimentos finais porque uma parte das medidas tem a ver com tratamento tributário às exportações, que precisa ser aperfeiçoado”, disse. De acordo com Coutinho, essa questão envolvendo impostos para o comércio exterior está relacionada tanto ao combate “de certos canais de importação quanto ao aperfeiçoamento de mecanismos de ressarcimento tributário”.

Coutinho afirmou que o PDP 2 também vai tratar de questões relativas a concessão de créditos às empresas. “Do lado do financiamento, temos que rediscutir como a atuação do BNDES e do mercado financeiro poderá conjuntamente financiar o investimento industrial”, disse. Ele informou que entre as medidas do novo programa, que não têm prazo definido para anúncio, há um conjunto de iniciativas a fim de estimular a inovação tecnológica e de apoiar micro e pequenas empresas.

O momento da divulgação dessas medidas dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita, Dilma Rousseff. “Eu não sou dono do timing, mas temos que, rapidamente, apresentar uma perspectiva”, disse. “Vou traduzir para o governo federal o sentido de urgência.”

O presidente do BNDES destacou ainda que as medidas de incentivo a financiamento de longo prazo também estão maduras, mas o anúncio depende do governo. “Isso depende de entendimentos. Eu gostaria que elas fossem anunciadas mais cedo. A iniciativa dessas medidas depende do ministro Guido Mantega (Fazenda)”. Luciano Coutinho participou hoje do 5º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Voltar ao topo