Governo poderá liberar FGTS às vítimas do ciclone

Brasília – O governo estuda a possibilidade de liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) das pessoas que tiveram prejuízos com o ciclone “Catarina”, que atingiu o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, assim como já acontece com as pessoas desabrigadas pelas chuvas. Desde fevereiro deste ano, está em vigor a Medida Provisória que autoriza o saque de recursos do FGTS pelos trabalhadores que residem em áreas em estado de emergência ou calamidade pública.

Segundo o Secretário Nacional da Defesa Civil, Jorge do Carmo Pimentel, a MP deverá ser modificada para estender o benefício às vítimas do ciclone. Durante toda a tarde, representantes dos ministérios da Saúde, Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Social, Educação, Integração Nacional e da Defesa Civil, estiveram reunidos na Casa Civil, no Palácio do Planalto, para fazer um levantamento dos prejuízos causados pelo ciclone.

O secretário Nacional da Defesa Civil, Jorge Pimentel, informou da possibilidade do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, visitar a região atingida pelo ciclone. “A primeira coisa que ocorre depois do desastre é dar socorro à população. Após isso, os municípios começam a realizar as suas avaliações de danos, que são remetidas ao governo federal, para nós avaliarmos, e de forma supletiva nós vamos atender a demanda ou não”.

Voltar ao topo