Governo do Estado lança projeto para gerar empregos no interior

A Secretaria de Relações com a Comunidade atingiu todas as metas estipuladas para este primeiro ano de governo. ?Em alguns pontos até superamos?, afirmou o secretário Milton Buabssi. Foram realizados trabalhos em conjunto com outras secretarias de Estado e com a sociedade civil organizada, principalmente no programa ?Geração de Emprego e Empreendedorismo?. ?Implantamos o projeto em 54 prefeituras do Paraná e, até maio de 2004, pretendemos implantar em mais de 120 prefeituras?, declarou o secretário.

Buabssi também explicou que a Secretaria foi criada para servir como canal de comunicação, levando os anseios populares ao governo do Estado. Desde o início do ano, o secretário levou as propostas do governo para todos os segmentos da sociedade civil organizada.

Foram visitadas entidades, instituições, associações, sindicatos, representantes de igrejas, prefeituras, câmaras de vereadores, ouvidas sugestões e conhecidos os problemas de cada região para alcançar bons resultados das atividades realizadas pela Secretaria. Foram realizadas mais de 200 reuniões com associações de bairros. Segundo o secretário, ?o objetivo foi abrir uma estrutura governamental para inserir entidades numa ação conjunta entre governo do Estado e sociedade?.

Outro trabalho realizado pela Secretaria foi o de levar informações das ações do governo à comunidade paranaense. Técnicos da Secretaria visitaram cidades do Estado para explicar detalhadamente o decreto 246, assinado no começo do ano pelo governador Roberto Requião, que entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2003 e isenta do ICMS 120 mil empresas do Paraná.

A Secretaria de Relações com a Comunidade estabeleceu parcerias com diversas empresas como a Petrobras (de Araucária), Sesc, Sebrae, FAE (Faculdade de Administração de Empresas do Paraná), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), com o objetivo de gerar mais emprego e renda.

Portal da Comunidade

Este é um dos grandes projetos criados para levar a tecnologia da informação à comunidade. O projeto prevê o treinamento de líderes comunitários para que eles se tornem agentes multiplicadores do conhecimento. Segundo a coordenadora do projeto, Clecy Amadori, atualmente já foram criados quatro portais em Curitiba e Região Metropolitana, e 28 estão em treinamento e deverão ser instalados no começo de janeiro de 2004. Agora, as associações comunitárias poderão ter acesso aos serviços oferecidos pelo governo estadual através da internet. Esse projeto é uma parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

A criação de um Conselho Estadual da Comunidade, nos moldes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal, está em andamento. Assim como está se encaminhando a solução para que seja possível renovar a frota de caminhões autônomos do Paraná. ?A idéia é criar um programa de financiamento acessível e com juros flexíveis, que dê aos autônomos a chance de renovar a frota e que seja reduzido o risco nas estradas?, declarou o secretário.

150 anos

A Secretaria preparou e levou para Brasília uma exposição em comemoração dos 150 anos de emancipação política do Paraná. ?Foram mais de seis meses de organização para levar à capital federal, no Congresso Nacional, a cultura do nosso Estado? contou o secretário. O evento teve o apoio da sociedade civil organizada e, segundo o secretário, foi vista por mais de 20 mil pessoas.

Voltar ao topo