Genro quer mais recursos para Educação

Brasília – O Ministério da Educação divulgou ontem o resultado do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova foi aplicada em novembro de 2004, em 2184 cursos em 13 áreas concentradas em saúde e ciências agrárias. É a primeira vez que se avalia o desempenho de alunos que entram e estão concluindo o curso. Uma das conclusões marcantes do Enade é que houve uma diferença muito pequena de desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes na parte de formação geral. A prova é única para os dois grupos. Para o ministro Tarso Genro, isso mostra que o curso superior agrega pouco em termos gerais na formação. ?Isso é um indicativo para que não adotemos a política do foco. Temos que investir em todos os níveis da educação.? A prova teve 10 questões de formação e 30 de componentes específicos da área.

As universidades privadas concentram o maior número de cursos que receberam os conceitos mais baixos, numa escala de 1 a 5, no primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que substituiu o Provão. Dos 148 cursos que obtiveram os dois piores conceitos (1 e 2), 104 são de instituições privadas, o equivalente a 70,3%. As federais lideram no conceito mais alto, com 57%, enquanto as instituições privadas têm 18% de cursos com o conceito mais alto. Dos 2.184 cursos avaliados, apenas 1.427 receberam conceitos porque muitos ainda não tinham alunos concluindo os cursos. Dos 1.427 que foram conceituados, 33 (2,6%) obtiveram o conceito 1, o mais baixo, enquanto 150 (10,5%) receberam o conceito 5, o mais alto. A maioria dos cursos (1.129) recebeu conceitos intermediários, 3 e 4, e 115 ficaram com o conceito 2.

Os conceitos foram calculados com base em três termos: o desempenho dos concluintes no componente específico da área, dos ingressantes no componente específico e o de ingressantes e concluintes na formação geral. O componente específico teve 75% do peso na composição do conceito e o de formação geral, 25%. Ainda no componente específico, o desempenho dos ingressantes teve peso de 15% e o dos concluintes, de 60%. Odontologia e medicina foram os cursos com o menor número de conceitos baixos. Estão no 1 e no 2, os dois piores conceitos, apenas 0,8% dos cursos de odontologia e 1,1% dos de medicina.

Serviço social e zootecnia em destaque

Brasília – Entre os cursos com menores conceitos, o serviço social chega ao percentual de 29% e zootecnia alcança 34,3% – as mais altas concentrações de cursos com os menores conceitos. A média nacional é de 10,6% dos cursos nessa faixa. As áreas de terapia ocupacional (88,9%) e odontologia (89,8%) têm, respectivamente, as maiores concentrações de cursos nos conceitos altos (4 e 5), enquanto fonoaudiologia (21,1%) e fisioterapia (21,4%) têm os menores índices de conceitos 4 e 5.

Estão localizados no Nordeste 45,7% dos cursos que obtiveram conceito 4 e 13,6% dos que têm o 5. Ao mesmo tempo, essa é a região com o maior percentual de conceitos baixos: 5,4% no 1 e 11,4% no 2, o que demonstra uma grande polaridade. A região Sul tem o segundo maior percentual de cursos com conceitos 4 (37,7%) e 5 (10,3%). O mais baixo desempenho é o do Centro-Oeste. A região tem 5,2% de seus cursos com conceito 1, 13,8% com conceito 2 e apenas 7,8 com conceito 5. Por organização acadêmica, as universidades concentram 13,8% dos conceitos 5 e os centros universitários 1,8%.

O Enade foi aplicado em todo o País em cursos das áreas de agronomia, Educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Participaram grupos de estudantes desses cursos, selecionados por amostragem, em momentos distintos de sua formação. A prova foi realizada no dia 7 de novembro do ano passado. Foram avaliados 2.184 cursos, mas apenas 1.427 receberam conceitos porque muitos cursos ainda não tinham alunos concluintes.

Com o argumento de que não quer fazer um ranking a partir do resultado do Enade, o Ministério da Educação não informa a relação completa dos cursos avaliados. Ao contrário dos anos anteriores, quando era divulgada a lista completa separada por áreas, agora só se consegue a lista por curso específico ou por município.

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