Fox diz que molde econômico do Brasil deve ser conservado

O presidente do México, Vicente Fox, afirmou hoje, em Brasília, que seja quem for o eleito, deve manter o modelo econômico do governo. Segundo Fox, o acordo de complementação econômica assinado com o presidente Fernando Henrique Cardoso só foi possível por causa dos princípios comuns seguidos pelos dois países, como a disciplina financeira no manejo dos recursos públicos, o impulso ao comércio internacional e o respeito às regras do mercado e às variáveis fundamentais da economia.

?O Brasil tem uma economia forte e sólida e tem sido muito exitoso nos últimos anos e, portanto, deve conservar seu rumo, seu modelo, independentemente de quem seja o candidato vencedor?, afirmou o presidente do México, antes do encontro que teria, no fim da tarde, com os candidatos a presidente brasileiros.

Segundo ele, a conversa com a oposição ou com candidatos de diferentes partidos faz parte do exercício da democracia e da pluralidade e tem sido repetida, sempre que possível, nos países que visita. ?É importante conhecer a situação política de cada país e, aqui no Brasil, há uma sucessão presidencial da maior importância para conhecermos o pensamento dos candidatos e saber até onde vão suas propostas.? Os candidatos da oposição, em especial o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas, têm buscado comprometer-se com a preservação da estabilidade e dos superávits fiscais, mas sempre que podem criticam e falam em mudar o atual molde, por considerá-lo incompatível com um crescimento econômico sustentado. Para Fox, entretanto, o êxito da estabilidade no México e no Brasil está calçado nas ações seguidas pelos dois países, sintetizadas no controle da inflação e do déficit público e na abertura econômica.

Voltar ao topo