Formação para a construção civil

Um total de 1.500 novos trabalhadores da área de construção civil receberão formação profissional gratuita a partir de abril, graças a um programa de parceria entre a Agência do Trabalhador de Curitiba, Rotary Clube Curitiba Leste, Senai, Sesc, Sinduscon, Votorantin e Prefeitura Municipal de Curitiba. Cada trabalhador receberá, de graça, um curso com duração de 150 horas, por um período de 30 dias.

Serão diversas turmas ao longo deste ano e as três primeiras turmas de 15 alunos cada começam a ter aulas no próximo dia 2 de abril. Os alunos aprovados vão ganhar um certificado e uma carteirinha do Clube do Pedreiro. O Secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, aposta na idéia. “Essa é uma alternativa para a capacitação de trabalhadores enquanto os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) não chegam”, lembrou.

O repasse do Governo Federal está prometido apenas para o segundo semestre deste ano e “nós já enfrentamos algumas dificuldades no ano passado. O dinheiro demorou para chegar e tivemos que refazer o planejamento de qualificação nos municípios paranaenses, sendo executado somente a partir do mês de dezembro, quando a disponibilidade de executores e dos próprios trabalhadores era reduzida”, contou o secretário, destacando que esse programa a ser iniciado no próximo mês será uma excelente alternativa.

As aulas teóricas serão ministradas no Sesc Centro, localizado em frente à Agência do Trabalhador, no centro de Curitiba. As atividades práticas vão ser executadas na Escola Menino Jesus, que atende crianças excepcionais, onde será construído um muro de 200 metros quadrados pelos novos profissionais.

Detalhes – Para se inscrever no curso basta que o trabalhador, com o RG e a Carteira de Trabalho em mãos, vá até a Agência do Trabalhador Central de Curitiba (Rua Pedro Ivo, 744, 1.º andar-Central de Cursos). Quem ainda não tiver cadastro na agência deve fazer antes da inscrição. É preciso que o candidato tenha mais de 18 anos, ensino fundamental completo ou incompleto e conhecimentos básicos na construção civil.

Para as três primeiras turmas, poderão se inscrever somente os moradores dos seguintes bairros: Boa Vista, Bacacheri, Ahú, Cabral, Sâo Lourenço, Barreirinha, Santa Cândida, Tingui, Atuba, Centro Cívico, Taboão, Abranches, Pilarzinho, Bairrro Alto, Hugo Lange, Juvevê, Bom Retiro e Cachoeira.

Voltar ao topo