Euforia da Copa não chega ao comércio automotivo

Nem mesmo as campanhas publicitárias e promoções feitas pelas montadoras durante a Copa do Mundo conseguiram reverter o quadro de queda nas vendas de veículos no mês de junho. As ações de marketing, no entanto, foram positivas para promover produtos recém-chegados ao mercado.

É o caso do novo Polo, da Volkswagen, que teve sua estréia na televisão no dia 3 de julho, durante o primeiro jogo no Brasil na Copa contra a Turquia, quando a TV Globo obteve um dos recordes de audiência. O filme ?Olhos? do novo carro acabou chamando a atenção do consumidor.

As vendas do modelo no atacado (da fábrica para as concessionárias) no fim de maio e em junho totalizaram 4,7 mil unidades, superando os 3 mil carros planejados pela Volkswagen.

?Isso sem contar as mil unidades perdidas por atrasos provocados pela greve dos auditores da Receita Federal?, lembrou o gerente de Planejamento e Programas de Marketing da empresa, Paulo Sérgio Kakinoff. Ele considerou positiva a estratégia de lançamento do Polo durante a Copa. ?Se o Brasil tivesse ido somente às quartas-de-final já teria valido a pena? disse.

A Volkswagen foi a única montadora patrocinadora das transmissões de tevê da Copa no Brasil. A empresa adquiriu uma das cotas da TV Globo, no valor de R$ 35 milhões. Além disso, a emissora comprou 330 veículos – 10 automóveis Polo e 320 unidades do Gol – que foram sorteadas durante a Copa pelo apresentador Fausto Silva.

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