Estudantes paranaenses vencem concurso da AMD

O grupo brasileiro ?E-Cipó Internet on Television?, composto pelos estudantes Camila Martins, Gabriela Oliveira, Romi Trombini, Ronaldo Guedes, Ana Paula Alves, Diogo Faust, Carolina Alcântara, Ricardo Ross, André Pepino, Vinícius del Cura, Paulo Pires e Iuri Coutinho, do UnicenP-Centro Universitário Positivo, instituição pertencente ao Grupo Positivo, foi contemplado com o ?Prêmio da Comissão Julgadora? do concurso ?AMD Conectando o Mundo?, destinado a estudantes universitários de toda a América Latina e promovido pela AMD, líder mundial no fornecimento de soluções inovadoras de microprocessadores. O projeto ?Gota Bytes Flowing Like Water?, desenvolvido por estudantes chilenos, recebeu o ?Prêmio do Presidente?.

O anúncio foi feito ontem, em São Paulo. Os vencedores foram eleitos entre mais de 30 projetos inscritos e cada grupo receberá US$ 30 mil. Os universitários brasileiros receberam também uma Menção Honrosa durante a cerimônia de premiação.

O projeto ?E-Cipó?, de alunos do UnicenP, consiste em um terminal de acesso que provê serviços e conexão à internet a pessoas que vivem em áreas isoladas. Equipado com um telefone celular GPRS, o dispositivo permite transmitir as imagens captadas da internet em qualquer aparelho de televisão, por meio de um sinal UHF. Além disso, o E-Cipó tem um portal de serviços que pode ser administrado por diferentes entidades como universidades, ONGs, cooperativas e parceiros.

O E-Cipó foi concebido de forma interdisciplinar, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Desenho Industrial (Programação Visual e Projeto do Produto) e Administração. O trabalho foi orientado pelos professores Renato Bertão, Maurício Perreto, Carolina Machado, Dulce Albach, Jorge Tamura e Alexandre Marinho.

Anteontem, em São Paulo, os cinco finalistas Fly Tech, Gota, Eco Red, Interaction in Movement e E-Cipó apresentaram seus protótipos não funcionais para a comissão julgadora composta por Billy Edwards, Ph.D., vice-presidente sênior e diretor de inovação da AMD; Rob Enderle, analista-chefe do Enderle Group; Judith Várhelyi, diretora do Conselho Húngaro de Design; e Guilhermo Winnicki, diretor do Centro de Design Metropolitano de Buenos Aires.

Voltar ao topo