Estiagem não afetará fornecimento de energia, garante ONS

O diretor-presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, garantiu hoje (16), em Belo Horizonte, que a seca que vem atingindo o País não oferece risco para o abastecimento de energia. De acordo com ele, o nível dos principais reservatórios ainda está 22% acima da curva de risco e as chuvas, desde o início do ano, atingiram 85% da média histórica dos últimos 70 anos.

Além disso, conforme Santos, o nível de consumo não voltou aos níveis anteriores ao programa de racionamento de energia. ?Estamos com uma redução acumulada de 15% no consumo de energia?, afirma.

De acordo com ele, além da conscientização da população quanto à necessidade de combater o desperdício de energia, a retração da economia também contribui para a queda no consumo. Conforme o diretor-presidente do ONS, as estimativas traçadas pelo órgão apontam que, caso o nível de água acumulada nos reservatórios chegue a apenas 19% da capacidade, as chuvas poderiam atingir 67% da média histórica e mesmo assim não colocariam o abastecimento em risco.

?Até o fim de novembro, as estimativas são de que o nível de energia acumulada chegará a 40%, uma faixa bastante confortável?, avalia. Mário Santos disse também que já foram instaladas 50 das 57 usinas térmicas do Programa de Energia Emergencial do governo federal, para garantia de suprimento em caso de crise de energia. Essas usinas já têm uma potência instalada de 2.100 megawatts.

Voltar ao topo