Estação Convention prevê faturar R$ 17 milhões/ano

Fruto de investimentos de R$ 80 milhões, foi inaugurado ontem em Curitiba o Estação Embratel Convention Center – considerado o mais moderno e completo centro de eventos da América do Sul, com 25 mil metros quadrados e capacidade para até 5 mil pessoas em eventos simultâneos. A expectativa dos empreendedores é faturar entre R$ 15 milhões e R$ 17 milhões anuais a partir de 2006, informou o presidente do grupo K&G, Miguel Krigsner. O grupo K&G controla a rede O Boticário e o Shopping Estação e tem participações em mais três shoppings na Região Sul.

De acordo com Krigsner, o Estação Embratel terá um período de maturação de aproximadamente dois anos. É nesse prazo que os empreendedores projetam a ocupação plena do centro de convenções. “Os grandes organizadores de eventos querem ver para crer. Já conseguimos vender 42 eventos na planta”, relata o empresário. O evento de estréia do espaço será o 31.º Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, para mais de 1.500 participantes, entre os dias 15 e 17 de abril. A idéia é atrair eventos internacionais, começando pelo Mercosul.

Krigsner calcula que o retorno do investimento ocorra entre sete a oito anos. “Um empreendimento dessa natureza é diferente de um shopping center ou de um empreendimento imobiliário. A capacidade instalada de geração de negócios é ilimitada”, diz. O presidente do K&G estima que 11 mil empregos diretos e indiretos sejam criados após a inauguração do Estação Embratel.

“Um equipamento como este coloca fortalece a economia e coloca Curitiba e o Paraná na rota de turismo de eventos”, salienta a diretora de Turismo e Eventos da Embratur, Jeanine Pires. O turismo impacta 52 setores da economia, incluindo hotelaria, transporte, restaurantes, som e iluminação. Nos últimos cinco anos, a rede hoteleira cresceu 55% na capital paranaense, passando de 92 para 126 estabelecimentos.

Curitiba realiza cerca de 5 mil eventos por ano, ocupando a oitava colocação no ranking das cidades que mais realizam eventos no País. Segundo a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), o principal inibidor do crescimento deste mercado na cidade era a falta de um espaço para mais de duas mil pessoas.

Segundo informações da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Curitiba recebeu no ano passado 1,5 milhão de turistas, o equivalente à sua população. O percentual de turistas de eventos e negócios passou de 47,5%, em 2002, para 49%, em 2003. “A tendência é que esse número aumente com a instalação do Estação Convention”, afirma a diretora de Turismo da CIC, Juliana Almeida Vosnika. Nos últimos dois meses, a Prefeitura enviou mais de trinta correspondências para captação de grandes eventos, a maioria no novo empreendimento. Com a inauguração, a administração municipal espera ampliar a ocupação nos vôos diretos da Tam para Buenos Aires e Assunção.

Embratel

Através de um acordo de co-branding com o grupo K&G, a Embratel ficou responsável por toda a parte tecnológica e de telecomunicações do centro de convenções. O prédio está diretamente ligado à rede Embratel, oferecendo aos participantes dos eventos: videoconferência em tempo real, pontos de rede Wi-fi para acesso sem fio à internet, sistemas de cabeamento para instalação de equipamentos, computadores, sistemas de telefonia (local, DDD, DDI e 0800), sistemas de tradução simultânea para todas as salas, além de operar o Business Center. “É uma grande oportunidade para colocarmos todas as tecnologias e conectarmos o centro de convenções com o resto do Brasil e o mundo inteiro”, destaca o vice-presidente da Embratel Empresas, Fred Gallant.

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