Entidades realizam campanha para valorizar a banha

O diálogo de dois personagens em uma novela sobre a gordura suína, popularmente conhecida como banha, causou indignação em entidades que representam produtores de suínos no Brasil. Durante a conversa, um dos personagens classificou o produto como ?veneno puro?, jogando em seguida a banha no lixo. Para as entidades, isso demonstra o grau de preconceito e desinformação que cercam os produtos de origem suína e a atividade no País. Hoje o Brasil é o quarto maior produtor e quarto maior exportador de carne suína do mundo, e em 2007 produziu quase três milhões de toneladas de carne, e exportou 606 mil toneladas.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS), Rubens Valentini, enviou uma carta à emissora pedindo que a informação fosse corrigida de alguma forma. ?Nenhum dado científico autoriza qualificar a carne suína, tampouco a sua banha, como ?um veneno?, na comparação com outros produtos de origem animal?, disse. Ele argumenta, no entanto, que a gordura de porco registra um teor de gordura saturada inferior ao da gordura bovina, assim como, um teor de colesterol inferior ao da gordura bovina. Além disso, a banha não contém gordura trans, como ocorre com as margarinas e o óleo de soja.

O presidente da Associação dos Suinocultores da Região Centro-Sul do Paraná, Carlos Francisco Geesdorf, também critica a postura da novela e a falta de informações sobre o produto. Segundo ele, o Brasil produziu no ano passado 70 mil toneladas de gordura suína, e parte desse produto foi exportado para países como a Angola, Argentina, Singapura, Rússia, Uruguai e Hong Kong, que geraram perto de R$ 600 mil dólares de divisas. Assim como no Brasil, a principal utilização do produto é na culinária.

?Nossa meta é aumentar o consumo da carne suína no Brasil, e com nossos esforços foi possível atingir 13,1 quilos por habitante ano, um dos melhores resultados dos últimos tempos?, falou. Geesdorf acrescentou que apesar do bom resultado, está longe do consumo per capta de outros países, que além da carne, consomem diversos produtos que levam a banha na sua composição, como o presunto, salame, mortadela e a copa – na Áustria é 73,1 quilos, na Espanha 67,4 quilos, Alemanha 66,4 quilos, Dinamarca 64,7 quilos e na Itália 42,9 quilos. 

Voltar ao topo