Empresas paranaenses são premiadas com o Prêmio Sesi

O Paraná é o vencedor do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho – PSQT 2007 no Sul do Brasil. As campeãs estaduais deste ano – a Volvo do Brasil Veículos, de Curitiba; a Lightsweet Indústria de Alimentos, de Marialva; a Tamarana Metais, de Tamarana, e a Aramart Indústria de Aramados, de Pato Branco – venceram também a disputa com as empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas suas respectivas categorias – grande, média, pequena e micro empresa.

Elas serão premiadas nesta segunda-feira (12), em São Paulo, na mesma solenidade em que será entregue o prêmio às melhores da região Sudeste. A próxima etapa é a nacional, que é disputada pelas vencedoras das cinco regiões brasileiras. A premiação nacional será dia 27 de novembro, em Brasília.

O PSQT é uma iniciativa dos empresários industriais brasileiros, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria, com o objetivo é estimular a responsabilidade social corporativa e, ao mesmo tempo, reconhecer publicamente o esforço do empresariado em adotar medidas que garantam qualidade de vida aos seus funcionários. As empresas são avaliadas nas áreas de Sistema de Gestão de Pessoas; Educação e Desenvolvimento; Qualidade de Vida e Desenvolvimento Socioambiental.

Reconhecimento – Com 2.200 funcionários, a Volvo do Brasil é a vencedora do PSQT na categoria grande empresa. O prêmio repercutiu positivamente junto ao quadro de colaboradores, segundo a analista de recursos humanos da empresa, Angela Fedato. "O prêmio evidencia a preocupação permanente da empresa em manter um ambiente saudável, com um clima organizacional", disse ela, lembrando que a conquista do PSQT se dá justamente no ano em que a Volvo do Brasil comemora 30 anos.

A expectativa agora é com a premiação nacional. "O fato de a Volvo ter chegado a esta fase já nos deixa bastante satisfeitos, pois entendemos que a empresa está sendo reconhecida publicamente por  suas práticas de gestão e valorização dos seus funcionários", afirmou a analista de RH. "A divulgação das boas práticas da Volvo proporciona um maior comprometimento, produzindo melhorias e mudanças contínuas na empresa", concluiu.

Vencedora na categoria microempresa, a Aramart, tem 18 funcionários e fabrica aramados para indústria moveleira, de eletrodomésticos e outros setores. Julio Arlindo da Silva, gerente de recursos humanos da empresa, diz que esta é a segunda vez que a Aramart participa. Em 2006 ficou em segundo lugar na fase regional, passando então a investir ainda mais na qualidade de vida dos funcionários, em benefícios e em ações sociais voltadas à comunidade local.

Em um projeto que conta com a atuação dos funcionários como voluntários, a empresa atende cerca de 50 pessoas com ações voltadas para crianças e adolescentes, adultos e idosos. Um dos resultados desses investimentos é a baixa rotatividade de funcionários. "O grau de satisfação dos colaboradores é muito grande, pois a maioria é da comunidade ao redor da fábrica por isso, o prêmio tem uma amplitude ainda maior", disse Silva. Segundo ele, os funcionários se sentiram honrados em saber que a empresa foi reconhecida. "Eles entendem como um sucesso deles também", afirmou. 

Na categoria média empresa a vencedora do Paraná e da Região Sul é a Lightsweet, hoje a indústria brasileira com maior variedade de produtos diet/light no mercado. A empresa possui 160 funcionários e este é o quinto ano em que participa do PSQT.

Já a Tamarana Metais ficou em primeiro lugar na categoria pequena empresa, tanto na etapa estadual como na regional Sul. Ela atua na reciclagem de chumbo (de baterias) e emprega 80 pessoas. Há dois meses recebeu a certificação ASHAS-18001, específica da área de saúde e segurança no trabalho. Foi uma das primeiras da América do Sul a receber a certificação ISO-14001 (de meio ambiente).

Voltar ao topo