Empresas investem em segurança da informação

A segurança da informação tem sido uma preocupação cada vez maior entre as organizações brasileiras. Uma pesquisada realizada pela empresa PWC mostra que, nos próximos doze meses, elas devem aumentar em cerca de 66% seus investimentos na área.

“No passado, o setor de segurança da informação era visto como o que criava problemas ou travava projetos dentro das empresas. Hoje, os próprios clientes internos das organizações buscam a segurança da informação como possibilidade de negócios”, afirma o gerente executivo da PWC, Ricardo Dastis, que é especialista no assunto.

Outra mudança ocorrida nos últimos anos diz respeito às maiores ameaças à segurança da informação nas empresas. No passado, os hackers eram os que representavam maiores perigos. Hoje, são os usuários de redes sociais, como twitter, facebook, entre outras.

“As redes sociais têm o compartilhamento de informações como base. Através delas, cidadãos comuns, de casa ou através do celular, podem ser responsáveis por vazamento de informações, a custo zero. Informações sigilosas ou preciosas podem ser divulgadas instantaneamente, para todo o mundo”, comenta o sócio da PWC, Jerri Ribeiro.

O recente vazamento de informações diplomáticas americanas através do Wikileaks é um exemplo do que a insegurança da informação pode causar. Segundo os integrantes da PWC, ela pode resultar em queda de ações, comprometimento da reputação de uma organização e ações judiciais. Tudo isto pode comprometer a marca de uma empresa e fazer com que a mesma acumule grandes perdas financeiras.

Voltar ao topo