Empresas fizeram ?rodízio? de funcionários

Assim como todos os setores, o mercado executivo costuma viver momentos de grandes contratações e outros de manutenção dos profissionais mais qualificados dentro das empresas. Segundo Arlete Zagonel Galperin, sócia-diretora da ZHZ Consultores, em 2006 houve grande preocupação das empresas em manter os bons executivos em seus postos de trabalho, como também descobrir talentos internos para ocuparem outras posições da empresa.

Arlete explica que as empresas investiram em programas de desenvolvimento de equipes e lideranças, visando um aperfeiçoamento na performance de seus colaboradores. ?Dentro dos trabalhos desenvolvidos, destacamos interesse concentrado em áreas como o trabalho em grupo, processo de comunicação e feedback, administração de mudanças, administração do tempo e autoconhecimento?, conta ela.

Os trabalhos de assessment (ações que levantam as limitações individuais em relação às competências necessárias para a função ocupada e para o negócio da empresa, além de sugerirem as ações de desenvolvimento) foram muito valorizados. ?As empresas investiram na conscientização de seus colaboradores sobre a necessidade de aperfeiçoamento comportamental e técnico. Houve a preocupação de que os profissionais se orientem constantemente em relação às competências necessárias para o bom desempenho, fazendo com que cada vez mais se alinhem às exigências da empresa e do mercado?, explica Arlete.

Os serviços de capacitação técnica de profissionais da área de gestão de pessoas também foram muito procurados em 2006. Não apenas as empresas, mas também os profissionais, individualmente, buscaram melhorias para a carreira. Os principais treinamentos foram focados na capacitação de técnicos e gerentes que realizam entrevistas por competências e na capacitação de profissionais que trabalham com técnicas de avaliação. ?As empresas do segmento industrial foram as que mais investiram nesses trabalhos. As empresas de serviço aparecem em segundo lugar. Para 2007, acredito no aumento da demanda de entidades públicas por esses trabalhos, além de escritórios de advocacia, entre outros?, prevê Arlete.

Coachings

Os serviços de coaching (baseados na aprendizagem individual através de um processo educacional planejado, com apoio na identificação de pontos fortes, limitações e no desenvolvimento de competências) também tiveram um crescimento significativo ao longo de 2006. Foram procurados, principalmente, por profissionais dos mercados metalúrgico, de vestuário e de saúde. ?Dentre os tipos de coaching, o mais procurado foi o coaching de desenvolvimento de competências comportamentais, pois é cada vez maior a demanda de gestores competentes nas organizações?, conta Suzane Zanetti, sócia-diretora da ZHZ Consultores, responsável pela unidade de aprendizagem individual na empresa.

Para 2007, Suzane prevê que este segmento continuará crescendo, principalmente para o coaching de liderança, já que capacitar líderes é de fundamental importância nas empresas. ?Haverá também uma tendência para o coaching de vida, pois cada vez mais os profissionais se preocupam com sua qualidade de vida e, principalmente, com o real sentido de sua missão.?

Voltar ao topo