Empresário cauteloso quanto ao crescimento

A expectativa e a visão do empresariado local em relação ao desempenho econômico do País caiu de 64,9 pontos, no último trimestre de 2004, para 55,6 pontos, nos primeiros três meses deste ano. Os dados são da pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial – Paraná (Icei-PR), medido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Índice de Confiança é formado pela visão do empresário sobre as condições atuais (desempenho da economia, da empresa e do setor) e das expectativas futuras. ?No fim do ano passado, as expectativas dos empresários era que este ano seria melhor que o de 2004. No entanto, a elevação de juros, a desvalorização do dólar e a quebra da safra desestimularam os empresários paranaenses?, afirma Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep.

No primeiro trimestre de 2005, a perspectiva do industrial paranaense sobre as condições atuais da economia alcançou 46,3 pontos, registrando uma queda de mais de 12 pontos, em relação ao final do ano passado. Já as expectativas ficaram em 60,3 pontos, caindo oito pontos. 

Voltar ao topo