Momento positivo

Emplacamentos de veículos no Paraná crescem 20%

Depois do primeiro bimestre em estagnação nas vendas, o segmento da distribuição de veículos no Paraná volta a crescer, conquistando 20,69% de aumento em março. Ao todo, foram 31.868 unidades vendidas no mês passado, contra 26.404 em fevereiro, de acordo com dados estatísticos da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e do Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná).

No acumulado do ano, o aumento foi tímido, 0,47%, passando de 87.599 unidades no primeiro trimestre de 2012 contra 87.192 no mesmo período de 2011. Segundo o diretor das entidades, Luís Antônio Sebben, “o mercado já está acostumado com a queda nas vendas no início do ano, já que se trata de um movimento cíclico”. Em março, as vendas são tradicionalmente melhores. “É após o carnaval que as pessoas fazem seus planejamentos e decidem investir”, explica.

O diretor acrescenta que o crédito permaneceu bastante rígido até fevereiro e, em
março, já foi menos rigoroso e incentivou as vendas. “Percebemos que a inadimplência também baixou no terceiro mês do ano, o que constata que o consumidor compra no impulso de final de ano, paga as dívidas até fevereiro e se reorganiza em março”, analisa Sebben.

Para abril, as entidades prevêem que as vendas devem permanecer em torno de 30 mil unidades comercializadas no Paraná. “O segmento deve repetir os resultados de março, considerando que abril tem menos dias úteis que março”, finaliza o diretor.

Segmentos

Os automóveis tiveram um crescimento de 22,53%, passando de 13.846 unidades
vendidas em fevereiro para 16.965 em março. Já em relação a março de 2011, quando foram vendidos 17.314 automóveis, houve queda de 2,02%. No acumulado do ano (janmar), o setor teve saldo positivo de 0,11%, passando de 46.280 unidades para 46.333.

Já os comerciais leves incrementaram as vendas em 24,60%, passando de 3.967
unidades em fevereiro para 4.943 em março. Na comparação com março de 2011,
quando foram vendidos 5.061 comerciais leves, houve decréscimo de 2,33%. No
primeiro trimestre do ano, o saldo positivo foi de 2,08% em comparação com o mesmo período de 2011 (de 13.517 para 13.798).

O setor de caminhões se comportou de forma mais peculiar, com uma significativa
expansão em março e queda em relação ao ano passado. Foram 23,92% a mais
caminhões negociados em março, passando de 1.066 unidades (fevereiro) para 1.321 (março). Em relação a março de 2011, quando foram vendidos 1.536 caminhões, o setor apresentou decréscimo de 14%. No acumulado do ano, o segmento também teve queda de 4,60%, passando de 4.045 (jan-mar 2011) para 3.859 (jan-mar 2012).

Os ônibus cresceram bastante no mercado nacional ao contrário do Paraná. Aqui, houve queda de 6,64% de fevereiro (211) para março (197). Na comparação com março de 2011 (246), o mês passado também apresentou índice negativo de 19,92%. No trimestre, o setor apresentou decréscimo de 9,90%, passando de 586 unidades vendidas em 2011 para 528 no primeiro trimestre de 2012.

O setor de duas rodas comemora. Foram 15,24% mais motocicletas vendidas em março na comparação com fevereiro (de 5.971 para 6.881 unidades). Em março de 2011, foram 7.155 motos comercializadas, o que relata num saldo negativo de 3,83% em relação a março desse ano. No acumulado do ano, as duas rodas venderam mais 0,25%, passando de 18.870 unidades (jan-mar 2011) para 18.917 (jan-mar 2012).

Já o setor de implementos rodoviários, que inclui reboques, semi-reboques e carrocerias, foi o que mais cresceu. Em março (905) vendeu 32,89% mais que fevereiro (681). Em março de 2011, o setor comercializou 909 unidades, apresentando queda de 0,44% no terceiro mês de 2012. No acumulado do ano, houve acréscimo de 1,78%, passando de 2.298 (jan-mar 2011) para 2.339 (jan-mar 2012).