Emplacamentos de veículos importados caem 35,6% em maio

As vendas de veículos importados de marcas sem fábrica no país caíram 35,6% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado. As empresas filiadas à Abeiva (associação que reúne os importadores) emplacaram 12.388 veículos no mês passado, volume 4% superior ao de abril. A entidade congrega desde marcas de luxo, como Ferrari e Porsche, até fabricantes de modelos mais populares, como Jac e Chery.

De janeiro a maio, as 59.768 unidades emplacadas indicam uma retração de 16,3% em relação a igual período de 2011. O mercado brasileiro como um todo teve na mesma comparação um recuo de 4,4% nas vendas. A participação das importadoras em relação ao total recuou para 4,63% nos cinco primeiros meses do ano, ante os 5,28% registrados em igual período do ano passado. Em maio do ano passado, essa fatia era de 6,4% em relação aos emplacamentos totais.

IPI

Embora os veículos importados tenham sido beneficiados pela redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciadas pelo governo no mês passado, os modelos estrangeiros ainda carregam um adicional de 30 pontos percentuais em relação aos nacionais. O imposto foi elevado para a veículos com menos de 65% de conteúdo nacional.

Enquanto o estímulo para os modelos nacionais zerou a alíquota de carros 1.0, por exemplo, o impacto nos importados foi diminuição de de 37% para 30%. As marcas afetadas pelo incremento conseguiram segurar o repasse no preço final durante o início do ano graças aos estoques. À medida que as unidades acumuladas nos pátios começaram a acabar, a queda nas vendas vêm se acentuando.

Segundo o presidente da Abeiva, Flavio Padovan, além da alta no IPI, o resultado de maio também foi impacto pela alta do dólar. Os dois fatores somados -fim dos estoques e dólar alto- devem elevar o preço dos veículos importados e diminuir ainda mais o ritmo das vendas até o final do ano.