Embaixador defende lobby nos EUA

São Paulo (AE) – Às vésperas de deixar o cargo, o embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, defende uma aproximação com os parlamentares americanos para ampliar a relação comercial. Segundo ele, o Congresso é o segmento americano onde há menos conhecimento sobre o Brasil. Para Abdenur, as missões empresariais em defesa da manutenção do Sistema Geral de Preferências (SGP) promovidas pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) devem servir de exemplo para futuras ações conjuntas do empresariado.

O embaixador, que se aposenta após 43 anos no Itamaraty, deu entrevista ao site da Amcham (www.amcham.com.br) na qual afirma que ?um trabalho importantíssimo precisa ser feito de forma mais sistemática, intensa e constante junto ao Congresso americano porque ali é o único segmento do establishment americano onde há menos conhecimento do Brasil, mas não só do nosso País, do mundo exterior em geral?.

?Nós temos de trabalhar melhor o Congresso americano. A embaixada tem se esforçado neste sentido, o Brazil Information Center (BIC), o Wilson Center também. A minha sugestão à Amcham é que, a partir de agora, haja maior coordenação para que o setor privado possa recorrer à contratação de lobby profissional. O lobby é uma atividade legítima, legal e institucionalizada nos Estados Unidos e funcionou muito bem no caso do SGP.?

Abdenur vai deixar a Embaixada do Brasil em Washington no fim de janeiro. 

Voltar ao topo