Duarte quer acabar com corrupção e pirataria

São Paulo – Em discurso inflamado para mais de 70 empresários e executivos de algumas multinacionais, nesta quarta-feira em São Paulo, o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, se comprometeu a lutar contra a corrupção, falsificação, pirataria e a informalidade em seu país, aos quais chamou de (problemas) perversos e diabólicos. “A corrupção é um problema de todos os países da região, mas se infiltrou de forma quase diabólica no Paraguai”, afirmou Duarte, em quase uma hora de discurso, durante almoço na Câmara Americana de Comércio (Amcham).

De acordo com dados divulgados recentemente em Genebra pela Transparência Internacional, o Paraguai é um dos países mais corruptos do planeta. “Agora vamos ter um Mercosul limpo”, emendou o presidente do Conselho da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Sérgio Haberfeld. Durante seu discurso, Duarte reconheceu que, se o Estado for a única ferramenta para destruir esse “mal que se incrustou na sociedade”, será difícil atingir esses objetivos. “A corrupção é como o tango. É necessário duas (pessoas) para dançar” , afirmou, citando um jornalista de seu país.

Duarte prometeu que o Paraguai recuperará a confiança dos investidores e do setor privado. “Sem ela (confiança), não há investimentos. Sem transparência, não se fazem negócios.” Duarte acrescentou que a luta contra a corrupção permitirá ao Paraguai recuperar a sua imagem diante da comunidade internacional.

Voltar ao topo