Dólar sobe 0,61% na abertura a R$ 1,905 na BM&F

A taxa de câmbio abriu em alta de 0,61% o pregão viva-voz da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), com o dólar à vista negociado a R$ 1,9055. O setor imobiliário americano e sua crise de crédito continua sendo o foco dos mercados. Hoje, mais uma notícia ruim – desta vez de um banco alemão que terá o lucro reduzido por causa de suas operações no segmento – interfere no desempenho das bolsas internacionais. E pode repercutir no restante dos negócios.

O IKB Deutsche Industriebank anunciou que registrará lucro bastante abaixo do previsto no ano por conta de exposição ao mercado de crédito imobiliário de risco (alta taxa de inadimplência) nos EUA.

Por aqui, o mercado vai monitorar essa virada, mas dará mais atenção à capacidade que ela terá ou não de interferir também no mercado norte-americano. Por enquanto, os índices futuros de ações de Nova York permanecem no positivo. E, se o alívio perdurar por lá, pode assegurar uma manhã tranqüila do dólar por aqui.

Vale registrar que na última sexta-feira o mercado doméstico de câmbio não computou a piora ocorrida nos EUA, no final da tarde e havia expectativas de que eventuais ajustes pudessem ser feitos esta manhã. Porém tudo isso pode ser abafado se a melhora desta manhã continuar.

Voltar ao topo