Dilma diz que PAC trará empregos e fará do Brasil “um grande canteiro de obras”

Brasília – A transformação do Brasil em um canteiro de obras, objetivo do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), já começou. A afirmação é da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para quem "essa realidade vai trazer mais empregos, gerar mais renda".

Em entrevista após solenidade no Ministério do Meio Ambiente, ela disse disse que "o Brasil está enfrentando um problema muito bom, que vai resolver, porque nós temos uma grande capacidade e eu acredito que o Brasil vai se transformar num grande canteiro de obras".

A ministra explicou o que chamou de "problema bom" como a dificuldade de encontrar soldadores, de contratar engenheiros e até mesmo o excesso de demanda enfrentado pelas consultorias que fazem análise ambiental, estudos de viabilidade econômica, projetos básicos e projetos executivos, além de restrições de fornecimento de equipamentos e de bens em algumas áreas.

O governo, informou, já distribuiu quase R$ 32 bilhões para os estados para obras inseridas no PAC, "e agora nós vamos iniciar uma nova etapa, que vão ser as obras nos pequenos municípios". Essas obras, segundo ela, são destinadas à área de infra-estrutura ? transportes, rodovias, portos, hidrovias, aeroportos, energia elétrica etc.

Sobre energia elétrica, disse que o programa Luz para Todos obteve um desempenho acima da média em muitos estados e que "pela primeira vez, nós vamos ficar livres da exclusão no ano que vem".

Bem-humorada, ela não quis comentar as negociações entre governo e Congresso Nacional para aprovar a prorrogação, por mais quatro anos, da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "Olha, eu não tenho como falar em acordo possível na próxima semana. Aliás, se eu falasse seria uma temeridade".

Voltar ao topo