Finanças

Dia Internacional do Consumidor é comemorado amanhã

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado amanhã, mas com preocupação de especialistas em relação ao endividamento da população, que vem aumentando nos últimos anos. Enquanto, em dezembro de 2008, o volume de empréstimos era equivalente a 39,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, em janeiro deste ano a porcentagem aumentou para 44,6%.

Apesar de mostrar preocupação com o maior endividamento, o consultor financeiro Raphael Cordeiro ressalta que o custo geral dos empréstimos não aumentou na mesma magnitude, por causa da queda nos juros. Para ele, as pessoas endividadas continuam sendo as mesmas: em geral, diz, são as desorganizadas financeiramente e que caem com maior facilidade em armadilhas de promoções, comprando por impulso.

Para o professor de Finanças Amilton Dalledone Filho, da FAE Centro Universitário, o consumidor tem comprado mais devido à estabilidade econômica atual. “Com as facilidades, a maioria deles não resiste à tentação do crédito fácil”, afirma. Ele acredita que ainda falte muita educação financeira, mas afirma perceber uma melhor noção sobre o assunto entre os jovens. Ele atribui a evolução às escolas, que têm trabalhado mais o tema.

Cordeiro lembra que a educação financeira nunca foi tão importante quanto hoje, quando a intensidade com a qual lidamos com o dinheiro é a maior da história da humanidade. “A ignorância financeira é, sem dúvida alguma, um dos problemas mais perversos da sociedade moderna”, diz.

Já Dalledone recomenda que os consumidores que costumam comprar por impulso e querem mudar de comportamento comecem a sair de casa sem dinheiro, cartão ou talão de cheques. Decidir mais racionalmente, para ele, é fundamental. Nesse caso, ele aconselha as pessoas a resistirem ao impulso imediato lembrando dos seus sonhos de médio e longo prazo.

Cordeiro lembra também que as buscas por melhores preços e produtos na internet podem ser grandes aliadas. A rede ajuda, também, na hora de pesquisar sobre a qualidade de produtos ou serviços, tema bastante abordado em redes sociais. “Compras em supermercado pela internet, por exemplo, limitam muito as aquisições por impulso”, aconselha. Dalledone lembra que a internet pode ser, ainda, grande aliada no planejamento financeiro, já que há vários sites que ajudam os consumidores a controlar suas despesas.

Melhora

De acordo com o advogado Francisco Fragata Jr., especializado em Direito do Consumo, a relação dos consumidores com as instituições financeiras evoluiu mais do que com outros fornecedores de bens e serviços, desde a implantação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990. Para ele, os contratos, apesar de mais longos, ficaram mais claros e fáceis de entender e as operações financeiras relacionadas a empréstimos e cobranças passaram a ter maior transparência.

Otimista, Fragata acredita os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) também estão mais eficientes, depois que receberam investimentos em tecnologia de ponta e treinamento das equipes. Para ele, a entrada em vigor da chamada Lei do SAC, em dezembro de 2008, contribuiu, já que exigiu que as empresas atendam os clientes em até um minuto.

A tecnologia também ajudou, acredita Fragata, a fazer com que os clientes dos bancos passassem cada vez mais a acessar os serviços em casa ou no escritório, causando diminuição nas filas das agências. Ele afirma que o País apenas está atrasado no acesso aos bancos via telefone celular.

No entanto, de acordo com o especialista, os próprios avanços resultaram em novos problemas, já que as adaptações, muitas vezes caras, têm seus custos transferidos para o consumidor. Para ele, só a livre concorrência pode solucionar a questão. Outro ponto ruim apontado por ele é o fenômeno do superendividamento, que vem sendo tratado, nos &ua,cute;ltimos anos, apenas por países mais avançados na defesa do consumidor.

Procon anuncia mutirão e prevê três mil audiências até abril

Aproveitando o gancho do Dia Internacional do Consumidor, o Procon-PR inicia amanhã um mutirão de audiências em sua sede, em Curitiba. O órgão de defesa do consumidor planeja realizar cerca de 3 mil audiências durante a ação, que deve durar até 15 de abril. Reclamações contra fornecedores também poderão ser feitas. Para a terça-feira (16), está programada feira de serviços, na praça Santos Andrade.

Nas audiências, os consumidores poderão buscar acordos para problemas em produtos ou serviços. Para a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, o mutirão ajudará a agilizar o atendimento do órgão, que recebe um grande número de reclamações diariamente. Ela lembra que o Procon tem “por objetivo e obrigação dar um tratamento célere aos cidadãos que o procuram”, e afirma que a expectativa, durante a ação, é solucionar pelo menos 80% dos processos.

Já na feira de serviços da praça Santos Andrade, a intenção do Procon-PR é estimular o consumidor a conhecer seus direitos. Dúvidas de consumo também poderão ser esclarecidas. O atendimento começa às 9h e vai até as 17h. Órgãos e empresas como o Instituto
de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), Copel, Sanepar, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Agência Nacional de Saúde (ANS) devem participar.

A sede do Procon-PR em Curitiba fica na Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, no Centro. O atendimento telefônico é feito pelo número 0800-41-1512.