Déficit orçamentário da Espanha fica abaixo da meta

A Espanha conseguiu reduzir seu déficit orçamentário em 2010, para um pouco baixo da meta do governo, de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB), informou hoje o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero. Em entrevista à rádio Onda Cero, Zapatero declarou que a Espanha cumprirá sua meta para o déficit em 2011, de 6% do PIB. “Posso assegurar que as reformas estão progredindo adequadamente”, disse.

Desde maio, o governo espanhol promoveu mudanças no mercado de trabalho, cortou salários do setor público e removeu subsídios, em um esforço para reduzir os gastos. O governo também está trabalhando numa reforma previdenciária que adiará a idade de aposentadoria compulsória para 67 anos. Zapatero reiterou o compromisso do governo em melhorar as perspectivas de crescimento de longo prazo e reduzir o desemprego.

Auxílio-desemprego

O número de pedidos de auxílio-desemprego na Espanha recuou em dezembro ante novembro, na medida em que o setor de serviços contratou mais pessoas antes do período de feriados. Na comparação anual, os pedidos continuaram a aumentar, em um reflexo da desaceleração econômica.

O Ministério do Trabalho da Espanha informou hoje que o número de pedidos de auxílio-desemprego recuou em 10.221, ou 0,25%, para 4,1 milhões de solicitações em dezembro, em relação a novembro. Em termos anualizados, os pedidos aumentaram 4,5%.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a taxa de desemprego da Espanha foi de 20,7%, mais que o dobro da taxa média dos países da zona do euro. Embora a economia espanhola tenha iniciado uma recuperação da recessão econômica, as autoridades afirmaram que levará algum tempo para que o país comece a observar a criação de novos empregos. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo