Economia

Curitiba lidera ranking nacional com as famílias mais endividadas

Foto: Divulgação.

Desde 2014 a capital do Paraná registra a maior proporção de famílias endividadas entre as 27 capitais brasileiras e ao final do primeiro semestre deste ano não foi diferente. Em junho, 86% das famílias de Curitiba/PR acumulavam dívidas, enquanto a média nacional foi de 58%. Em 2014 e 2015, os curitibanos também lideraram o ranking nacional de endividamento com uma parcela de 89% e 87%, respectivamente.

Em relação às famílias com dívidas em atraso, Curitiba/PR foi a única que ficou acima da média nacional (23%), com 30%, enquanto as capitais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul acompanharam a média nacional e registraram 23%. Todas as capitais da região Sul apresentaram um nível de comprometimento da renda com dívidas em torno de 30%, patamar considerado adequado para a Federação: Curitiba/PR (32%), Porto Alegre/RS (32%) e Florianópolis/SC (31%) estão levemente acima da média nacional (31%).

Quanto às operações de crédito, a região Sul abriga 14,7% das famílias brasileiras e concentra 20,2% do volume de crédito do País, segundo dados do primeiro semestre deste ano. Os dados de distribuição regional do crédito pelo Banco Central justificam a causa da forte concentração de endividados na região Sul, pois indicam uma assimetria entre população e crédito nessa região, respondendo por menos de 15% do número de famílias, a região captou pouco mais 20% do total de crédito.