Credores rejeitam proposta da VarigLog

Rio (AE) – Os credores da Varig rejeitaram a proposta de compra apresentada pela VarigLog e a Justiça do Rio poderá decretar a falência da companhia aérea. A decisão foi tomada em assembléia realizada nesta segunda-feira no hangar da Varig, no Aeroporto Santos Dumont, centro do Rio.

O resultado do evento será encaminhado para análise do juiz responsável pelo caso, Luiz Roberto Ayoub, da 8.ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Os credores da classe 1 da empresa, formada pelos trabalhadores, aprovaram a oferta. Mas os credores da classe 2, que reúne fundos de pensão e o Banco do Brasil, e da classe 3, formada por empresas públicas e de leasing, rejeitaram a proposta. Foram mais de 20 votos contrários só na classe 3, a maior parte deles veio de empresas estrangeiras.

As estatais Embraer, Infraero e Petrobras, maiores credores da Varig, aprovaram a proposta. A multinacional Shell, na contramão das estrangeiras, deu quatro votos a favor da proposta, referentes às divisões com as quais a Varig acumula dívidas.

O presidente da aérea, Marcelo Bottini, tranqüilizou os trabalhadores e disse que o resultado ainda pode ser revertido. Segundo ele, há possibilidade de votos negativos das classes 2 e 3 serem impugnados pela Justiça.

Voltar ao topo