Crédito já atinge 33,1% do Produto Interno Bruto

O volume total de crédito bancário para empresas e pessoas físicas teve em agosto expansão de 2,9% e chegou a R$ 841,5 bilhões. O crescimento elevou a participação total do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) para 33,1%, o maior porcentual desde os 36,8% de janeiro de 1995. Nos últimos 12 meses, o volume de crédito se ampliou em 24,8%, segundo informou ontem o Banco Central.

A expansão continuou forte no início de setembro. Nos seis primeiros dias do mês, apenas o chamado crédito livre, que corresponde aos empréstimos não direcionados para nenhum segmento específico, aumentou 3,3%. Mas o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, mantém a cautela e não toma esse porcentual como indicador de uma expansão mais acentuada neste mês.

"São dados muito preliminares. Não dá para extrapolar para saber o que vai acontecer no mês fechado", ressaltou. A última vez que o crédito cresceu acima de 2,9% em um único mês foi em setembro de 2002, quando a alta foi de 6,1%. "O crescimento do crédito é um reflexo do aumento da renda e do emprego na economia que têm provocado uma elevação do consumo das famílias", disse Altamir.

Voltar ao topo